Flagrantes do comportamento organizacional estratégico
LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Prof. Ms.: Antonio Carlos Freitas Disciplina: Comportamento Organizacional Alunas : Elaine Gonçalves
ESTUDO DE CASO (3A)
FLAGRANTES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ESTRATÉGICO
Qualquer Coisa que Seja Necessária!
Questões para Discussão
1. Que papel a personalidade desempenhou na situação ocorrida no banco?Qual(is) dos Cinco Grandes traços de personalidade influenciou Marian ou Dave? Qual(is) dos aspectos cognitivos e motivacionais de personalidade teve uma função neste caso?
Os profissionais envolvidos no caso apresentam inicialmente características de personalidade positivas e adequadas à organização.|
Marian apresenta um histórico positivo no mercado de trabalho do mercado de trabalho, onde “sua reputação em relação a busca obstinada pelos objetivos da empresa era quase legendária entre os banqueiros locais”, “trabalhava árdua e intensamente” e nos leva a perceber que apresentava conscienciosidade, concentrando-se nos objetivos e trabalhando em direção a eles.
Dave Kattar, na fala do presidente, é “bem quisto por aqui”e “inspira respeito”, nos levando a entender que ele apresentar traços de personalidade com: Extroverção, cordialidade e estabilidade emocional.
Ambos apresentam receptividade a novas experiências, buscando novas experiências ao se candidatar a oportunidades que Mirian conquistou.
Ao ser aprovada, Mirian recebeu informações sobre Dave e sua ambição por ocupar o cargo de gerente. Neste momento, o presidente contou com atitude cognitiva de Marian, fornecendo-lhe informações em relação a situação e já apresentou um proposta de ação.
No decorrer do texto, percebemos que Marian apresentou atitude afetiva, se envolvendo emocionalmente em relação a Dave , levando-a instabilidade emocional que foi demonstrado no momento de raiva.
Como conceito cognitivo e motivacional da