Diversos
Tecnologia em Logística
Tecnologia em Gestão– Prof. Ocir
Pesquisa dos 5 primeiros temas: Terceirização X Outsourg, Benchmarking, Open Book-Management, Reengenharia e Empowerment.
Aline dos Santos Muniz Teixeira- 3200490871 1ª série Logística
Campinas, 22 de Setembro de 2011
Terceirização X Outsourg
A terceirização (outsourcing) é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Assim, a primeira organização é liberada para se manter focada na função central do seu negócio.
A terceirização surgiu como resposta ao conhecido postulado que diz que não há empresa que seja realmente produtiva em todas suas atividades e, como são sabidas, as empresas modernas têm muitos campos de atividade nos quais é realmente difícil alcançar altos desempenhos por si mesmos.
A terceirização é uma prática que, segundo a literatura especializada, tem crescido nos últimos anos. Esta prática que tem se generalizado com sucesso para atividades periféricas (transporte, manutenção, limpeza) passou a ser aplicado a atividades mais importantes para empresa como design, manufatura, marketing, sistemas de informação e distribuição. Uma razão frequente para explicar este crescimento é a desvantagem que a estratégia do “fazer” tem em um ambiente de rápidas mudanças dos mercados e das tecnologias. Neste tipo de ambiente (de ligeiras mudanças) a flexibilidade e a capacidade de adaptação rápida perdem-se quando as atividades são feitas “em casa”.
Os motivos mais importantes para a terceirização são:
- para fazer uma organização mais competitiva;
- para obter uma redução de custos;
- ter acesso a recursos especiais;
- para estimular o espírito empreendedor de pequenas organizações.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta