Fl Rida Quarta Feira Artigo
ANÁLISE UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DA FLÓRIDA
POR THAMIRES VIDAL DE BRITO
30Março/2015
Flórida! A capital do parque temático, das belas praias, dos projetos esplendorosos, inovadores e belos. Santiago Calatrava não poderia apostar em outra cidade para projetar a Universidade Politécnica da Flórida.
Reconhecido por elaborar vários projetos dinâmicos que tem por suas formas algo pronto para tomar voo, o arquiteto Espanhol tem seu mais recente projeto. Esse projeto teve uma ótima relação com seu entorno, ou seja, seu dinamismo com a cidade é bastante preciso, pois além de ser atrativa por conta de sua arquitetura em forma e dimensão, ela não se distancia das demais, claro que, por ser uma cidade que loca Disney, está acostumada com um cenário futurista e fantasioso, assim a Universidade tem um vínculo harmonioso com a cidade em si.
Com quase 200 mil metros quadrados, o edifício abriga uma grande variedade de salas de aula, auditórios, laboratórios de pesquisas entre outros. É rodeado por um grande lago que além de expressão arquitetônica, serve como um reservatório para retenção da água das chuvas que é empregada na irrigação da vegetação local, que Calatrava escolheu conservar ao máximo para a topografia.
Além de sua exuberante forma, o que chama atenção são dois elementos muito expressivos: a pérgola e a cobertura operável. A pérgola é metálica e reduz o ganho solar do edifício em 30%. Já a cobertura, composta por esses brises que tem como função o controle hidráulico responsável pelo sombreamento do hall central que os estudantes podem usar como local de descanso.
A Universidade foi inaugurada com sucesso em 2014. Nossa! Depois de saber de todas essas informações dá até vontade de ir estudar lá!
ANÁLISE
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DA FLÓRIDA
Thamires Vidal de Brito
Arquitetura e Urbanismo – CA 22510476
Professora: Ma. Renata Guimarães
São Paulo
2015