Fixação
Unidade III
1. Qual a diferença entre explicação e compreensão no âmbito das Ciências Sociais?
R: O modo explicativo seria característico das ciências naturais, que procuram o relacionamento causal entre os fenômenos. A compreensão seria o modo típico de proceder das ciências humanas, que não estudam fatos que possam ser explicados propriamente, mas visam aos processos permanentemente vivos da experiência humana e procuram extrais deles seu sentido.
2. Qual a principal discussão de N. Maquiavel que interessa às Ciências Sociais ao escrever “O Príncipe”?
R: A principal discussão era se Nicolau Maquiavel é maquavélico por ser cínico ou por ser racional moderno.
3. Quais as transformações de pensamento, políticas, sociais e econômicas que conduziram ao aparecimento e a necessidade da sociologia?
R: O surgimento da sociologia ocorreu num momento de grande expansão do capitalismo, descandeado pela dupla revolução- a industrial e a francesa.
O triunfo da indústria capitalista na revolução industrial desencadeou uma crescente industrialização e urbanização, o que provocou radicais modificações nas condições de existência e nas formas habituais de vida de milhões de seres humanos. Estas situações socias radicalmente novas, impostas pela sociedade capitalista, fizeram com que a sociedade passasse a se constituir em '' problema ''. Diante disso, pensadores ingleses da época procuraram extrair dessas novas situações temas para a análise e a reflexão, no obetivo de agir, tanto para manter como reforma ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo. Isto foi fundamental para a formação e a constituição de um saber sobre a sociedade. Outra circustância que tambem influenciou e contribuiu para a formação da sociologia deve-se ás transformações ocorridas nas formas de pensamento, originadas pelo iluminismo.
4. Em relação aos fundamentos da sociologia e seus pensadores, três grandes vertentes explicativas ou metodológicas se destacam.