Fixação
Objetivos:
Comparar quatro sistemas de placas e parafusos de titânio de 2,0 mm de diâmetro, sendo duas marcas nacionais (Engimplan e Bucomax) e duas importadas (Synthes e W.Lorenz).
Como? Metodologia
Utilizados em fixação interna rígida, O termo fixação interna é utilizado para designar a estabilização de uma fratura ou osteotomia, com dispositivo em contato direto com a estrutura óssea, podendo ser obtida por meio de fio de aço, parafuso ou associação de placa e parafuso.
Resultados
As marcas nacionais apresentaram um comportamento inferior, em relação a padronização das dimensões das placas e parafusos avaliados, influenciando nos resultados dos testes de flexão, para os quais estas se comportaram da mesma maneira. Entretanto, a marca comercial W. Lorenz utiliza liga de titânio-6alumínio-4vanádio para a confecção dos parafusos, fato responsável pelo melhor resultado no teste de flexão que qualquer outra marca. Os demais parafusos e placas apresentaram-se constituídos de titânio comercialmente puro, de acordo com a EDS e posteriormente confirmado pela AES.
Avaliação da Soldagem Multipasse de Chapas Espessas de Aços Inoxidáveis
Objetivos:
Avaliação da soldagem multipasse de chapas 22 mm de espessura da liga inoxidável lean duplex UNS S32304.
Como? Metodologia
Utilizando os processos de soldagem SMAW:
(soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding – SMAW), também é conhecida como soldagem manual a arco elétrico (Manual Metal Arc – MMA). É realizada com o calor de um arco elétrico mantido entre duas partes metálicas, a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho/metal base)
Fonte: http://www.esab.com.br/br/por/Instrucao/processos_soldagem/eletrodo_revestido.cfm
GMAW:
(soldagem GMAW (Gas Metal Arc Welding), ou Soldagem ao Arco Elétrico com Atmosfera de Proteção