fitoterapia
Pré-Projeto
Avaliação do conhecimento dos utentes acerca das interacções entre Medicamentos e Fitoterápicos à base de Ginkgo
Ângela dos Ramos Ferreira
Silves, Abril de 2013.
Pré-Projeto
Avaliação do conhecimento dos utentes acerca das interacções entre Medicamentos e Fitoterápicos à base de Ginkgo
Autor:
Ângela dos Ramos Ferreira
Orientador:
Professora Doutora Ana Almeida
Co-orientador:
Professora Doutora Brigitte Lehodey
Silves, Abril de 2013.
Índice
Índice 2
1.Introdução 3
2. MATERIAL E MÉTODOS 7
ANEXO A – Consentimento Informado 10
1. Introdução
1.1 Fitoterapia
Ao longo dos temos, o Homem foi adquirindo experiência e aprendizagem sobre quais as plantas que poderia utilizar para a sua alimentação e para a cura de males e doenças.
O produto dessa aprendizagem, é que muitos povos passaram a dominar o conhecimento do uso tanto de plantas como de ervas medicinais.
A fitoterapia é uma terapêutica, que utiliza a parte activa das plantas. A sua origem é conhecida há bastantes séculos, sendo conhecidos vários textos escritos de há mais de quatro mil anos, relatando as propriedades das plantas medicinais.
Como terapêutica tradicional, as plantas foram durante muito tempo o único método de tratamento dos homens, sendo que este método ainda é muito utilizado em certas partes do mundo, como a China.
No Ocidente, o seu uso caiu no desuso, embora que recentemente voltou-se a verificar um aumento do seu uso, devendo-se aos avanços da tecnologia para a sua obtenção.
Frequentemente os medicamentos sintéticos são colocados em confronto com os medicamentos sintéticos, no entanto cada um tem a sua importância de utilização. Se por um lado, esses medicamentos permitem obter excelentes resultados no tratamento de varias patologias, por outro também permitem uma série de efeitos adversos, sendo por isso que muitas vezes se recorre