fitoterapia
PARA QUE SERVE A FITOTERAPIA?
Fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas. Porém, hoje já é vista não só como alternativa, mas sim uma ferramenta que serve como complemento para a promoção da saúde. serve como forma de prevenção de doenças utilizando plantas, partes de plantas e algumas preparações feitas com plantas.
O papel do farmacêutico na fitoterapia. é: separar o princípio ativo das plantas e torna-lo produto farmacêutico. Além de fornecer ao povo uma nova alternativa de tratamento, sem esquecer que torna-se recomendável que o uso dos fitoterápicos seja indicado e acompanhado por um especialista da área.
São atribuições do farmacêutico no âmbito da indústria farmacêutica: a) participar na seleção e elaboração das especificações técnicas para processo de aquisição dos insumos, inclusive os de origem vegetal; b) participar do processo de qualificação dos fornecedores de plantas medicinais, droga vegetal e seus derivados; c) garantir a produção de fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia comprovadas; d) assegurar o cumprimento das