FISQUI
resumo
Os recentes desenvolvimentos de materiais para baterias recarregáveis de lítio são realçados. As reações que utilizam baterias avançadas consistem de inserção de iões de lítio e em extracção a partir de uma matriz sólida, sem a destruição de estruturas nucleares, (chamado topotáctica reação) permitem-nos estudar materiais sistematicamente bateria. Através da aplicação de um modelo de hard-esfera a química ideal composição e elemento em termos de capacidade volumétrica em Ah.cm - ~ são indicados para ser DMeO2 ou LiMeOz (Me = transição elementos metálicos). Os valores calculados, assumindo uma transferência de electrões por um ião de metal de transição, são no intervalo de 1,15-1,5
Ah.cm -3 tanto para nMeO2 e LiMeO2 utilizando dados estruturais disponíveis, o que é por si só atingível apenas com metal de transição dióxidos. As tensões de operação aproximados para a reação Li + DMeO2 ~ LiMeO2 são retratados contra o número de delectrons.
A ordem das tensões de operação de óxidos de metal de transição (di) é de aproximadamente; 3d> 4d> 5d e d "<d" + ~ (n = 0 a
6) distribuídos na voltagem entre 0,5 e 4,5 V versus um eléctrodo de lítio. A partir desses resultados, discutimos por transição metal (di) óxidos são os materiais mais atraentes para as baterias de lítio avançadas. Os problemas específicos no desenvolvimento da inserção materiais à base de metais (di) óxidos ainda são também discutidos.
1. Introdução
Tecnologia da bateria foi desenvolvida principalmente por as pesquisas com base curiosidade baseadas em experiência ou durante os últimos 100 anos. Na fase inicial das investigações, quase todo o material orgânico e inorgânico foram examinados em soluções aquosas e materiais possíveis candidatos foram seleccionados. muitos eles, porém, não sobreviveu devido ao natural ou seleção artificial. Materiais de cátodo que ainda estão utilizado e não será arruinado em baterias são: