FISPQ
Produtos químicos
Em nosso ambiente cotidiano seja em casa ou no trabalho, sempre temos algum tipo de contato com produtos químicos. Eles estão lá para nos auxiliar, no entanto, alguns são altamente prejudiciais. Quem não se lembra do barulho que tivemos no Brasil a algum tempo atrás por causa do formou que estava sendo usado nos cabelos principalmente das mulheres?
Como no caso do formol, muitas vezes lidamos com produtos químicos de forma inadequada, e a FISPQ vem exatamente para nos avisar dos riscos, medidas de proteção e cuidado que devem ser adotados no manuseio e transporte desse tipo de produto. Para que serve?
A FISPQ é um documento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos.
E deve ser recebido pelos empregadores que utilizem, movimentem ou transportem produtos químicos, é um documento obrigatório para a comercialização destes produtos.
A FISPQ é o meio de o fornecedor divulgar informações importantes sobre os perigos dos produtos químicos que fabrica e comercializa. Como é formada?
O documento é dividido por seções, no total são 16, e contemplam informações sobre vários aspectos do produto, mistura, composição, aspectos de proteção, segurança, saúde e meio ambiente, para esses aspectos, a FISPQ fornece informações detalhadas sobre os produtos e também sobre ações de emergência a serem adotadas em caso de acidente.
Para facilitar o conhecimento sobre esse documento, coloquei os itens separados em 16 seções nas quais estão descritos cada tópico com sua referida utilidade e usualidade.
Como temos acesso a FISPQ
Quando a empresa adquire o produto químico a FISPQ deve vir junto. Elá um direito de quem adquire o produto. E deve ficar a disposição de todos os que trabalham com o produto. Os capítulos da FISPQ: 1 – Identificação do