FISPQ
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES QUE GARANTE A SEGURANÇA DE MANIPULAÇÃO
As indústrias e centros de pesquisa utilizam o clorofórmio como solvente e também como matéria-prima para a produção de vários outros compostos. Sue principal uso, atualmente, é na produção de clorodifluormetano, um precursor no processo de obtenção do Teflon. Na indústria, o clorofórmio é produzido pelo aquecimento de cloro com clorometano ou metano a 400-500 °C, por uma reação que ocorre via radical livres, ou halogenação por radical livre.
Em laboratório de pesquisa o clorofórmio pode ser utilizado na extração de DNA/RNA, remove as proteínas e separa a solução em fase aquosa e orgânica. A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este documento deve ser recebido pelos empregadores que utilizem produtos químicos, tornando-se um documento obrigatório para a comercialização destes produtos.
A FISPQ fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência.
As principais informações que nos garante a segurança de manipulação são:
Identificação de perigos
Classificação da substância ou mistura
Toxicidade aguda, irritação da pele, carcinogenicidade, toxicidade sistêmica de órgão-alvo específico – exposição repetida (rim, fígado).
Manuseio e armazenamento
Precauções para manuseio seguro
Não inalar a substância/mistura. Evitar a formação de vapores/aerossóis.
Condições para armazenamento seguro, incluindo incompatibilidades
Condições de armazenamento ao abrigo da luz. Hermeticamente fechado. Guardar em local bem arejado. Manter fechado ou numa área acessível só a pessoas qualificadas ou autorizadas.
Medidas de proteção individual