trabalho de ciencias
O Álcool é a substância química mais utilizada pela humanidade. Está presente na maioria das festas e rituais religiosos. Quase todos os países do mundo, onde o consumo é aceito, possuem uma bebida típica da qual se orgulham.
Há uma grande variedade de bebidas alcoólicas espalhadas pelo mundo, fazendo do Álcool a substância psicoativa mais popular do planeta.
Efeitos agudos
O Álcool é um depressor do cérebro e age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, coração, vasos e na parede do estômago. A intoxicação é o uso nocivo de substâncias, em quantidades acima do tolerável para o organismo. Os sinais e sintomas da intoxicação alcoólica caracterizam-se por níveis crescentes de depressão do sistema nervoso central. Inicialmente há sintomas de euforia leve, evoluindo para tonturas, ataxia e incoordenação motora, confusão desoriental e aingindo graus variáveis de anestesia, entre eles o estupor e o como. A intensidade da sintomatologia da intoxicação tem relação direta com a alcoolemia. O desenvolvimento de tolerância, a velocidade da ingestão, o consumo de alimentos e alguns fatores ambientais também são capazes de interferir nessa relação.
Algumas coisas podem alterar a ação do álcool no corpo. A presença de alimentos no estomago diminui a velocidade de absorção. Bebidas frisantes e licorosas são absorvidas com maior rapidez.
Doenças
As doenças provocadas pelo álcool podem ser:
Pelagra deficiência grave de vitamina B3 (niacina) que compromete as funções mentais, fazendo o doente agir como se estivesse fora da realidade. O quadro é irreversível e pode levar à morte.
Doenças cardiovasculares como infartos devido à aterosclerose provocada pela má alimentação que também altera alterar o nível de lipídeos e elevar as taxas de colesterol e triglicerídeos.
Tuberculose e pneumonia que causam dores no tórax, cansaço, febre e escarro sanguíneo, reversível em geral com repouso, antibióticos