Integração de Sistemas de Informação – Conceitos
Integração de Sistemas de Informação – Conceitos
TÉCNICO ESPECIALISTA EM PROGRAMAÇÃO
E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CET – CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – CONCEITOS – PROF. PEDRO ROSA
FUNCHAL, 27 JUNHO 2013
PREFÁCIO
No cenário altamente competitivo em que se encontram as empresas nos dias atuais, possuir sistemas de informação para dar suporte ao ambiente de negócios tornou-se uma obrigatoriedade nos mais diversos ramos de produção.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Neste Trabalho iremos falar um pouco sobre integração de sistemas de informação. Os vários tipos/modos que existem da sua integração, que implicações terão da sua implementação e as necessidades e motivações que levam a usa-los como ferramentas nas empresas organizações.
1 - O que é a integração de sistemas de informação
Quando se fala em sistemas de informação para dar suporte ao ambiente de negócios, não se fala apenas em sistemas que controlam o sector financeiro e o stock das empresas, mas em sistemas que provêm de forma rápida e precisa, informações e estatísticas para dar suporte a decisões de negócio e agilidade de processos.
Num âmbito geral, esse tipo de sistema de informação necessita recolher dados de diversos sectores da empresa, e esses sectores geralmente são geridos por sistemas de informações distintos, tornando os dados desagregados. Para resolver esse problema, surge um ramo da tecnologia da informação especializada em integrar sistemas de informação da melhor forma possível para cada cenário.
1.1 - Integração de Sistemas de Integração
Presencia-se actualmente um aumento significativo do uso dos sistemas de informação nas organizações de todos os segmentos. Integrar as informações desses sistemas tornou-se uma tarefa muito importante para que os sistemas possam fazer com eficiência o que se propõem a fazer.