UNOPAR 6º PARÍODO
1353 palavras
6 páginas
1 INTRODUÇÃONos últimos anos, é crescente a quantidade de empresas que informam, publicamente, a adoção de práticas socialmente responsáveis, ainda que não exista um consenso acadêmico e empresarial sobre a conceituação e a abrangência de Responsabilidade Social. Basicamente, tais práticas direcionam-se aos públicos interno e externo da organização, buscando atender aos interesses e expectativas dos diferentes stakeholders. Essas práticas, ainda, se relacionam aos conceitos de sustentabilidade e governança corporativa.
A principal motivação desta pesquisa foi descobrir a frequência de empresas do ISE que se declaram socialmente responsáveis e promovem ações diretas à comunidade. Outra motivação foi verificar se os gastos em ações sociais das empresas produtoras de cigarro, bebidas alcoólicas e armas são, proporcionalmente, maiores que os das empresas componentes do ISE (consideradas referências de comportamento socialmente responsável entre as empresas abertas).
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Atualmente, a sustentabilidade empresarial não é um dos temas principais dentro das organizações, porém vem ganhando espaço a partir do conhecimento que os consumidores estão adquirindo a respeito desse assunto e da sua importância.
As empresas interessadas em empregar a sustentabilidade empresarial no seu contexto realizam práticas relacionadas à otimização do uso dos recursos ambientais em suas atividades e a diminuição do seu impacto no meio ambiente.
Além disso, muitas organizações estão criando projetos ligados à inclusão social e respeito às diferenças. Ou seja, as empresas estão abandonando o modo individualista de trabalho para começar a pensar no coletivo, no interesse de todos, hoje e no futuro.
Vivemos hoje sobre o fio da navalha em relação às questões ambientais. Nosso planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluição da terra; da água e do ar; chegaram a níveis tão