fisioterapia
MARA MARITIANO
ALINE DANIELE DE OLIVEIRA RA:6838455393
ROSIMEIRE
CINTIA
SUZANA RAMOS MATHIAS RA:7414623887
SISTEMA NERVOSO PERFIFERICO
PROFESSORA MOYRA ALOIA ROMERO
NEUROANATOMIA
RIO CLARO
MAIO/2014
Definição
Segundo Gray (1988) o SNP é uma parte do Sistema nervoso que se encontra fora do SNC e é constituído por nervos, gânglios cranianos e órgãos terminais. e ele tem células sensórias periférica bipolares que se unem para formar um tipo de neurônio periférico.
Os nervos tem uma divisão em três grupos são eles:
Nervos sensitivos que vão fazer a transmissão dos impulsos que os órgãos receptores mandam ate o SNC.
Nervos motores: fazem que o impulso que é codificado no encéfalo (SNC) vai e chegue ao órgão efetor.
E os nervos mistos como o próprio nome diz faz o mesmo que os dois nervos tanto os motores quantos os sensitivos mais ele faz isso ao mesmo tempo.
O SNP tem uma diferença que permite que o cérebro e a medula espinhal faça o papel de enviar receber informações, essa diferença é que ele não possui a proteção de barreis hematoencefalica.
O SNP é organizado em funções e plexo e ele pode ser divido dependendo de onde ele começa e termina se ele começa ou acabar no encéfalo temos os pares nervosos cranianos,se eles começarem na medula espinhal vamos ter pares de nervos raquidianos
Divisão funcional do sistema nervoso periférico (SNP)
Na espécie humana, diversas atividades do sistema nervoso são conscientes e estão sob controle da vontade. Pensar, movimentar um braço ou mudar a expressão facial é exemplos de atividades voluntárias. Muitas outras ações, porém, são autônomas ou involuntárias, isto é, ocorrem independentemente de nossa vontade. Exemplos de atividades involuntárias são os batimentos cardíacos, o processo de digestão, a excreção etc.
As ações voluntárias resultam da contração de músculos estriados esqueléticos, que