Fisioterapia preventiva e ergonomia
A fisioterapia preventiva e ergonomia, visa uma melhor qualidade de vida, através de um conjunto de ações que tem uma posição preventiva, contribui tanto para identificação dos fatores de risco as doenças ocupacionais, através das análises ergonômicas, como também para as suas soluções, através de medidas corretivas aos riscos levantados nos postos de trabalhos e programas de saúde preventiva.
FISIOTERAPIA PREVENTIVA
A fisioterapia preventiva serve para promover a saúde e bem estar, devendo ser utilizada por toda a população, desde criança até idosos. Embora ela seja aplicada com mais frequência na área esportiva, para a prevenção de lesões durante as atividades desportivas, ela traz não traz benefícios somente a atletas e sim a todos. Donas de casas, crianças, trabalhadores e idosos tem uma melhor qualidade de vida com a fisioterapia preventiva.
A fisioterapia preventiva tem várias áreas de atuação, podendo ser empregada às empresas, escolas, em unidades básicas de saúde e para a terceira idade.
Ela é divida em três níveis:
Fisioterapia primária:
Fisioterapia secundária
Fisioterapia terciaria.
Na primária encontram-se agrupadas as medidas ou ações especialmente destinadas ao período que antecede a ocorrência da doença. Dentre elas, destacam-se o saneamento básico, a vacinação e o controle de vetores. Significa evitar a ocorrência de uma doença, eliminando fatores de risco ou tratamento de lesões precursoras. Ela é definida como promoção de saúde e as prevenções de enfermidades ou profilaxia.
Alguns Exemplos:
1-Uso de preservativos para evitar a infecção por DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
2-Uso de capacete pelo motociclista. Uso de cinto de segurança, airbag, capacetes e outros dispositivos de segurança para ciclistas e motociclistas.
3-Uso de luvas para manipular material biológico.
4- Controle de vetores, vacinas, como a vacina para poliomelite.
5-Ginástica laboral e