fisioterapia neurofuncional
Fisioterapia Neurofuncional é a área de especialidade da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias).
Responsabilidade do Fisioterapeuta neurofuncional: Tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, miopatias prescrever o tratamento e realizá-lo. É responsabilidade deste profissional também, definir o momento da alta destes pacientes.
- Hemiplegias: um lado do corpo paralisado em sentido vertical - esquerdo ou direito;
- Paraplegias: um lado do corpo paralisado em sentido horizontal – superior ou inferior;
- Cerebelopatias: doenças cerebelares;
- Disfunções vestibulares: o sistema vestibular é responsável pelo equilíbrio do corpo e é localizado no ouvido. O distúrbio vestibular mais conhecido é a labirintite;
- Parkinsoninsmo: mal de parkinson;
- Polineuropatias: ocorre quando muitos nervos periféricos por todo o corpo começam a não funcionar corretamente ao mesmo tempo;
- Doenças do neurônio motor - neurônio responsável pelo movimento;
- pacientes com Acidente Vascular Encefálico (A.V.E), com Traumatismos Cranianos (T.C.E). Vale ressaltar que, o TCE abrange desde um pequeno choque contra a parede até uma lesão por projétil de arma de fogo, por exemplo, pacientes com traumas raquimedulares (T.R.M ou Traumatismo Raquimedular, que aparecem com maior frequência em locais onde se pratica o mergulho - salto - e nos acidentes automobilísticos; portadores de paralisia cerebral, portadores de paralisias faciais, dentre outros.
Como funciona a reabilitação da Fisioterapia Neurofuncional:
A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a