Fisioterapia estática
Autora: Angela Santos
1. Apresentação
É o conjunto de meios terapêuticos capazes de agir sobre a musculatura estática, tônica ou antigravitária, cuja patologia é a retração que se manifesta pelo aparecimento dos desvios posturais e que será objeto de discussão aqui.
2. Músculos Estáticos e Dinâmicos
Em 1873, Ranvier classificou os músculos esqueléticos em dois tipos, de acordo com a rapidez de contração frente a um estímulo elétrico, em lentos, que relaxavam vagarosamente e apresentavam cor vermelha forte, e rápidos, de contração e relaxamento rápidos e cor mais pálida.
Um século depois, em 1973, Burke realizou pesquisas que confirmaram essa classificação, introduzindo um terceiro tipo de músculo, ou seja, o daqueles com características intermediárias entre os rápidos-pálidos e os lentos-vermelhos.
O músculo esquelético é constituído por fibras musculares que apresentam sempre a mesma estrutura molecular básica. Diferenciam-se pelo tipo de inervação e pelas propriedades elétricas.
Assim como as fibras musculares se diferenciam quanto à rapidez de contração, os motoneurônios diferenciam-se quanto à rapidez de excitabilidade.
Classificação dos músculos esqueléticos
Tipo de fibra muscular
Tipo de neurônio associado
Velocidade de condução do impulso nervoso
Denominação dada por Burke
Fibra rápida
• De condução rápida
• De célula grande
• De axônio espesso
Alta
FF "Fast fatigable" Rápida fadiga
Fibra lenta
• De condução lenta
• De célula pequena
• De axônio fino
Baixa
S "Slow" Lenta
Fibra intermediária
• De condução rápida
Intermediária
F "Fast resistent" Rápida, resistente
Clique na imagem para vê-la ampliada
Várias fibras musculares do mesmo tipo são inervadas pelo mesmo motoneurônio. Esse conjunto é uma unidade funcional, denominada unidade motora.
Todos os músculos esqueléticos apresentam os três tipos de unidades motoras; porém, a predominância de um dos tipos dará ao músculo as