Composto Orgânico
O objetivo da compostagem é transformar o material orgânico em húmus, concentrando de forma equilibrada nutrientes para as plantas, tantos os macros NPK, quanto os micros - boro, zinco, molibdênio, cobre, manganês, ferro, cloro... além de dar estrutura e vida ao solo.
Quando se aplica composto orgânico no solo você possibilita a criação de microorganismos poderosos que irão fornecer, na quantidade certa e constante todos os nutrientes de que suas plantas precisam.
Preparar a terra para o cultivo, significa que teremos que transformar um solo pobre em microorganismos e material orgânico em um solo rico e fértil. Para tanto é necessário disponibilizar uma quantidade razoável de material orgânico compostado ( curtido ou fermentado - já processado pelos microorganismos) em nosso jardim.
Você pode adquirir em lojas especializadas compostos orgânicos que são certificados por instituições como : AAO (Associação de
Agricultura Orgânica), IBD (Instituto
Biodinâmico) e APAN (Associação dos
Produtores de Agricultura Natural) que garantem que o composto é 100% orgânico, tanto no processo :e "cercão como na composição. Desta forma não possuem aditivos sintéticos, os quais podem provocar a morte de microorganismos ou impossibilitar sua multiplicação
1
IMPORTANTE: COMPOSTO ORGÂNICO NÃO E LIXO!!!
Todo solo fértil das matas nativas, que alimentam a própria floresta, é feito de material orgânico compostado.
De forma prática, limpa e econômica, reutilizando sobras de sua cozinha e do jardim, você terá alimento suficiente para suas plantas.
Como ocorre o processo de compostagem?
Nada mais é que a transformação de restos orgânicos em húmus, ou seja, os microorganismos comem os restos e excretam húmus.
O que é COMPOSTO ORGÂNICO
Ou CONDICIONADOR DE SOLO
O condicionador de solo é um produto que tem a finalidade de melhorar as características físicas, químicas e biológicas dos solos. Não é um meio de