Compostos Organicos
Disciplina: Física e Quimica Módulo N.º: 9 “Compostos Organicos. Reações Químicas”
Reações dos compostos Orgânicos
Combustão (oxidação-redução)
A combustão é uma reação química de oxidação-redução onde necessariamente temos a presença de um combustível e de um comburente, geralmente o oxigênio. Esta reação sempre libera energia calorífica e luminosa que pode ser no espectro visível ou não.
Os termos oxidação e redução estão associados a processos químicos que implicam o ganho (oxidação) ou a perda (redução) de oxigénio em compostos químicos. Exemplos destes processos são visíveis na combustão do carvão ou na reação de um metal com o oxigénio (ferrugem).
A evolução destes conceitos fez com que, atualmente, eles possuam uma aplicação muito mais ampla, abrangendo reações que não envolvem o oxigénio como oxidante. Desta forma, uma reação de oxidação-redução (ou abreviadamente reação redox) é uma reação onde há troca de eletrões entre espécies químicas.
O processo envolve a cedência de eletrões por parte de um elemento, o que implica a receção dos mesmos eletrões, por parte de outro. Assim, não se pode dizer que este processo é de oxidação ou de redução, mas sim que se trata de um processo de oxidação-redução (ou processo redox).
O estudo desta reação levou ao desenvolvimento de sistemas de produção de energia.
Hidrogenação
A hidrogenação consiste na ação de adicionar hidrogénio, a um processo químico de redução no qual o hidrogénio gasoso (H2) é diretamente adicionado a uma substância, geralmente hidrocarbonetos, alcenos (que apresentam uma dupla ligação entre os átomos de carbono) ou alcinos (que apresentam uma ligação tripla entre carbonos). Na maioria dos casos torna-se necessária a presença de um catalisador, processo então que passa a ser conhecido por hidrogenação catalítica.
A hidrogenação catalítica é um dos processos químicos