Fisioterapia em queimados
Departamento de Patologia e Medicina Legal
Curso de Fisioterapia
Disciplina de Patologia Geral
Professora Helena Hubert Silva
NOME: Luana Treichel da Cunha
Turma:B
DATA:27/03/2015
RELATÓRIO
Atividade de cicatrização em queimados
Atividade:
Quais os principais recursos fisioterapêuticos possíveis de utilização num quadro de queimadura e quais os benefícios da realização de condutas fisioterapêuticas visando a total reabilitação e recuperação do indivíduo acometido por lesão?
É fundamental que o fisioterapeuta inicie sua avaliação e procedimento logo que o paciente de entrado no hospital e desde que este esteja estável para tal intervenção.
A intervenção fisioterapêutica em queimados é de extrema importância, no que se refere à diminuição das sequelas deixadas pela lesão, na melhoria da qualidade de vida e da integração, não só física, mas também psicológica, do indivíduo na sociedade.
O fisioterapeuta possui aptidões específicas, certas metodologias e linhas de conhecimento que irão atuar no tratamento. Para cada fase cronológica do avanço da queimadura, o fisioterapeuta possui um recurso específico que irá permitir que a lesão se cicatrize de maneira correta e evitando complicações futuras (GUIRRO;
GUIRRO, 2007).
Antes de qualquer intervenção é necessário conhecer profundamente o paciente a ser tratado, inclusive seu estado psicológico, ou, a existência de algum prejuízo intelectual. A avaliação deve constar de quesitos indispensáveis para a efetivação de um protocolo de atendimento eficiente (GUIRRO; GUIRRO, 2007):
Identificação de patologias progressivas, identificação do tipo de acidente, agente causador, data, hora, local, traumas associados, inalação de fumaça ou gases, etc. Data de internação e número de prontuário (para pacientes que foram hospitalizados); Identificação do local, tipo e profundidade da queimadura; Identificação do percentual da superfície corporal atingida; Avaliação