Fisioterapia em queimados
BIBLIOGRÁFICA ACERCA DOS PRINCIPAIS RECURSOS
FISIOTERAPÊUTICOS E SEUS BENEFÍCIOS
Marília Sampaio Rocha*
Emília Sampaio Rocha**
João Paulo Campos de Souza***
RESUMO
Sabe-se que a queimadura é uma lesão que pode acometer qualquer indivíduo, indiferentemente de gênero e faixa etária, podendo causar alterações corporais deformantes, bem como podendo levar o indivíduo a óbito. Posto isso, coube-nos realizar uma pesquisa demonstrando quais os principais recursos fisioterapêuticos possíveis de utilização num quadro de queimadura, bem como enaltecer os benefícios da realização de condutas fisioterapêuticas visando a total reabilitação e recuperação do indivíduo acometido por lesão. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica relatando o que há de mais novo no tratamento fisioterapêutico das queimaduras.
Palavras-chave: Fisioterapia. Queimadura. Reabilitação.
1 INTRODUÇÃO
A queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico ou químico. Dependendo do agente, as queimaduras podem ser classificadas em primeiro, segundo ou terceiro graus (CHEM, 2007).
A intervenção fisioterapêutica neste tipo de lesão é de extrema importância, no que se refere à diminuição das seqüelas deixadas pela lesão, na melhoria da qualidade de vida e da integração, não só física, mas também psicológica, do individuo na sociedade. O fisioterapeuta possui aptidões específicas, certas metodologias e linhas de conhecimento que irão atuar no tratamento. Para cada fase cronológica do
avanço da queimadura, o fisioterapeuta possui um recurso específico que irá permitir que a lesão se cicatrize de maneira correta e evitando complicações futuras (GUIRRO; GUIRRO, 2007).
Este trabalho vem com a proposta de abordar, através de pesquisas bibliográficas, os tratamentos fisioterapêuticos específicos para cada tipo de queimadura, visando dar suporte para as vítimas deste tipo de lesão,