Fisiopatologia das Doenças Periodontais
Ana Flávia Medeiros
Orientador: Juliano Vilela Dante julianovileladante@hotmail.com INAPÓS Odontologia, Rua João Basílio 219, Pouso Alegre - MG
RESUMO: A gengivite é uma inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes, decorrente do acúmulo de biofilme, suas principais características são alterações na cor e na integridade do tecido gengival e sangramento. Doença periodontal é uma doença infecto- inflamatória que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, é caracteriza pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição do tecido ósseo adjacente. O diagnóstico precoce pode evitar a evolução da doença, e a perda dos elementos dentários.
PALAVRAS CHAVE:. Patologia, doença periodontal, gengivite, periodontite.
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências da Saúde
INTRODUÇÃO
As doenças periodontais possuem etiologia microbiana, e podem ser divididas em dois grupos distintos, as gengivites e periodontites.
A gengivite é restrita a inflamação da gengiva marginal, não destruindo os tecidos de suporte, ligamento periodontal e osso alveolar. O sangramento gengival é a principal característica clínica da doença.
Alterações no volume e na coloração da gengiva podem aparecer em qualquer faixa etária, mas geralmente iniciam-se na infância e se desenvolvem com a idade.
A falta de higiene oral inadequada é uma das principais causas da gengivite, leva ao acúmulo de placa bacteriana e cálculo. Mas outros fatores podem alterar a flora microbiana normal da boca, como tabagismo, estresse, deficiências nutricionais, medicamentos, diabetes melito, intoxicação por metais, trauma, uso de próteses mal adaptadas e respiração bucal.
A prevalência da doença é em homens adultos, tal fato está relacionado com a melhor higiene oral das mulheres, entretanto quando expostas a altos níveis de progesterona associado com a gestação ou algumas formas de contraceptivos orais sua susceptibilidade aumenta.