fisica
1. Faça um diagrama de forças indicando todas as forças que atuam sobre o bloco quando ele é puxado em uma das extremidades por um dinamômetro conforme a figura. Anote qual força indicada no dinamômetro quando o bloco começa a se mover.
2. Repita o procedimento 1 colocando um peso sobre o bloco. Anote qual a força dinamômetro quando o bloco começou a se mover. Quais forças aumentaram com o acréscimo do peso?
R: O bloco começou a se mover quando atingiu uma força F: 3,5 N com a força normal, tração, peso e F
3. Repita o procedimento 1, agora utilize a superfície com borracha (sem colocar peso sobre o bloco). Anote qual a força indicada no dinamômetro quando o bloco começou a se mover. Quais forças aumentaram com a nova superfície?
R: O bloco começou a se mover quando atingiu uma força F: 10,3 N com a força de atrito, tração, F
4. Repita o procedimento 1, agora utilize a superfície sem borracha e com menor área de contato (sem colocar peso sobre o bloco). Quais as forças aumentaram com a nova superfície?
5. Discuta quais fatores são importantes para o cálculo da força de atrito.
6. Coloque o bloco com maior área de contato (sem borracha) sobre o plano inclinado e aumente gradativamente a inclinação da rampa anotando os valores na tabela abaixo até que o bloco comece a se movimentar.
Ângulo
Ocorrência de movimento (sim ou não)
5°
Não
10°
Não
15°
Não
20°
Sim
25°
Sim
30°
Sim
35°
Sim
7. Faça um diagrama das forças que estão atuando sobre o bloco no procedimento 6.