fisiologia
Placa motora é a região do sacolema (membrana da célula muscular) que vai mais próxima da terminação do axônio.
Unidade motora é formada pelo neurônio e suas terminações, pela fenda sináptica, e pela placa motora e sua fibra muscular.
2-Explique como ocorre à fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de relaxamento da contração muscular.
A contração muscular esquelética acontece quando há uma interação das proteínas contráteis de actina e miosina, que ocorre na presença de íons de cálcio intracelulares e energia. A disponibilidade de energia para a contração vem por meio da hidrólise de ATP, e o cálcio é liberado pelo retículo sarcoplasmático (RS) quando estimulado pela despolarização. A ligação de um impulso neural gerado no sistema nervoso central a uma contração muscular esquelética distante é denominada acoplamento excitação-contração. A função do cálcio no músculo esquelético é expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. A contração muscular pára através do impulso nervoso na placa motora terminal ou junção neuromuscular. Quando o impulso é interrompido o cálcio é removido através da bomba de cálcio para ser armazenado no retículo sarcoplasmático, a bomba de cálcio precisa da energia proveniente da quebra da molécula de ATP em ADP, por isso após a morte verifica-se a rigidez muscular.
3-Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas humanas: tipo I, tipo II e tipo IIB.
As fibras tipo I apresentam como características predominantes em sua estrutura, a resistência a fadiga, grande capacidade de suprimento aeróbio de energia e um potencial limitado para desenvolvimento de força rápida.
Fibras musculares de contração rápida (tipo II) podem ser subdivididas em: •Tipo IIA: apresentam além de suas características glicolíticas, uma capacidade oxidativa desenvolvida.
•Tipo IIB: apresentam predominantemente capacidades anaeróbias Tipo IIAB: fibras