Bolsa de Valores e o Índice de Sustentabilidade
Artigo: Bolsa de Valores e o Índice de Sustentabilidade
São Paulo
2013
Bolsa de Valores e o Índice de Sustentabilidade
Resumo
Este artigo traz informações sobre o mercado acionário, seus conceitos básicos e o funcionamento da bolsa de valores; informações de como, por que, vantagens e desvantagens do investimento no mercado de ações. Apresenta informações sobre o Índice Dow Jones, e o índice Dow Jones de Sustentabilidade, com seus respectivos impactos no cenário econômico.
Palavras-chave: Bolsa de valores. Índice Dow Jones. Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
1. Introdução
Resultando em uma grande interação entre países, a globalização fez com que o mercado de ações adquirisse grande importância no cenário financeiro internacional.
E com intuito de receber investimentos externos, os países em desenvolvimento começaram a abrir suas economias.
Com ampliação desta economia obteve-se um aumento no mercado de capitais, que além de ser uma importante alternativa de investimento para corporações e pessoas, é também uma excelente via na atração de recursos que colaboram para o desenvolvimento das empresas, proporcionando novos empregos e cooperando para o avanço do País.
Com tal avanço, as instituições com foco em negócios financeiros começaram a preocupar com a questão da sustentabilidade, o que culminou, entre várias iniciativas, a criação, por parte da bolsa de valores, do índice Dow Jones de sustentabilidade, que abalizou um novo modelo no mercado internacional.
2. O Sistema Financeiro Brasileiro
O Sistema Financeiro Brasileiro é constituído por Instituições que tem como responsabilidade a atração de recursos financeiros, movimentação e distribuição de valores e regulamentação deste sistema.
Coordenado pelo ministro da Fazenda, o Conselho Monetário Nacional (CMN), é o órgão principal/maior, é através dele que são determinadas todas as diretrizes de ação do sistema.