Fisiologia
- Quanto a morfologia
Neurônio x Neurônio = Nervosa
Neurônio x Músculo = Neuromuscular
Neurônio x Glandular = Neuroglandular
- Quanto à transmissão do impulso
Elétrica – passagem de cargas elétricas. São muito comuns e são bases de funções neuronais importante. Dependem das junções comunicantes, que são estruturas semelhantes s placas, onde as membranas de duas células acopladas estão intimamente ligadas. As propriedades das sinapses elétricas podem ser moduladas por diversos fatores: voltagem, PH intracelular e [Ca+] intracelular. Novas junções comunicantes ou remoção das que já existem também podem retirar as sinapses elétricas.
Química – há a presença de um neurotransmissor que media a passagem da carga elétrica para a célula pós sináptica. Ao contrário do que ocorre nas sinapses elétricas, nas sinapses químicas não existe comunicação direta entre o citoplasma das duas células. As membranas celulares estão separadas por um fenda sináptica, e as interações entre as células ocorrem por meio de intermediários químicos conhecido como neurotransmissores. Em uma sinapse neuromuscular (entre neurônio motor e musculatura ), o processo acontece da seguinte forma: potencial de ação do nervo atinge o terminal axonal -> são abertos os anis de Ca+, permitindo sua entrada no terminal -> acontece a fusão de vesículas que contem o neurotransmissor com a membrana plasmática -> acontece a ixocitose dessas vesículas, e o neurotransmissor cai na fenda sináptica -> receptores específicos na membrana da célula muscular atinge seu PA -> ocorre a contração muscular. A acetilcolina (Ach ou Acoa) atua como neurotransmissor na junção neuromuscular. Após sua liberação, a sua ação é terminada pela enzima acetilcolinesterase, que é muito concentrada na fenda sináptica.
A acetilcolina é o transmissor nas junções neuromusculares, nos gânglios simpáticos e parassimpáticos e fibras pós ganglionares.
Impulso elétrico
- Potencial de ação (PA):
Despolarização