Microorganismos
Torna-se conveniente estabelecer uma clara distinção entre as células mais primitivas (procariotas) e as que revelam um maior grau de desenvolvimento (eucariotas). As células eucariotas possuem carioteca (núcleo verdadeiro),enquanto as células procariotas não possuem membrana envolvendo o material nuclear.
As bactérias e germes afins são células procariotas, ao passo que as células dos fungos, protozoários, plantas eanimais são eucariotas.
O tamanho, a forma e o arranjo das bactérias constituem sua morfologia grosseira, sua aparência externa; a observação interna das estruturas celulares dá-nos uma idéia de como a bactéria funciona no ambiente.
Estruturas
2.1) Flagelos
Flagelos são organelas especiais de locomoção, constituídas por uma estrutura protéica denominada flagelina, formando longos filamentos delgados e ondulados. Um flagelo tem três partes: o corpo basal (estrutura composta por vários anéis que ancora o flagelo à membrana citoplasmática), uma estrutura curta em forma de gancho e um longo filamento helicoidal. As bactérias recebem denominações especiais de acordo com a distribuição dos flagelos.
2.2) Fímbrias
As fímbrias ou "Pili" são organelas filamentosas mais curtas e delicadas que os flagelos, constituídas por uma proteína chamada pilina e presentes em muitas bactérias (especialmente Gram negativas). Elas originam-se de corpúsculos basais na membrana citoplasmática e sua função parece estar relacionada com a troca de material genético durante a conjugação bacteriana (fímbria sexual), e também com