França X Brasil como funciona a saude
COMPARAÇÕES E DIFERENCIAIS ENTRE OS SISTEMAS DE SAÚDE FRANCÊS E O BRASILEIRO-SUS
FRANÇA: Seguridade Social
• Cobertura do plano de saúde divididas em três plataformas, determinadas de acordo com a renda familiar do grupo de pessoas. Ou seja, para pessoas que possuem renda inferior à primeira plataforma, as consideradas “classe C” para nós no Brasil, a cobertura de saúde é de 100% ,pagos por órgãos públicos. Agora se a renda superar essa primeira plataforma, considerando esse grupo os Chamados “Classe B”, a cobertura do plano é de apenas 70%, ficando – se assim a família encarregada de arcar com os outros 30%. Aos considerados “Classe A”, cuja renda familiar ultrapassa as plataformas anteriores sendo considerados ricos, a SS entenderá que esse grupo familiar tem condições de contratar planos e recursos privados para fazer a complementar de saúde, além de pagar para a Securite Social um determinado valor para ter os 70% cobertos pela SS.• Todo segurado maior de 16 anos deve escolher um médico (Clínico) para orienta-lo a consultas em outras especialidades e à realização de exames complementares. O segurado tem a opção de não escolha, porém implicará em menor reembolso por consultas. Ao se consultar com um especialista sem antes passar pelo médico de indicação, o segurado deverá arcar com os custos adicionais desta consulta, e que também não serão reembolsadas, porém com exceções para situações caracterizadas emergenciais, atendimento e / ou exames ginecológicos, consultas pediátricas, psiquiátricas e oftalmológicas para prescrições de óculos ou pesquisa de glaucoma.
BRASIL : SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
• Universalidade, os benefícios são validos em todo o território nacional, solicitando apenas a apresentação do cartão do SUS.
• Gratuidade, o Sistema de Saúde Brasileiro é o único que garante a gratuidade em atendimentos de rotina e emergenciais, procedimentos, medicamentos, tratamentos de doenças.