Microorganismos
CONCEITOS
1. Microbiologia
A ciência Microbiologia [do grego: mikros (“pequeno”), bios (“vida”) e logos (“ciência”)] é o estudo dos organismos microscópicos e de suas atividades. Preocupa-se com a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação dos seres microscópicos.
2. Microorganismos
Os microorganismos são seres unicelulares fundamentais para a existência da vida, no mais amplo sentido de importância, tanto a nível orgânico no interior dos organismos como a nível ecológico.
Agem intensamente no meio ambiente e podem ser encontrados espalhados por todos os ecossistemas desempenhando funções vitais para todos os seres vivos, nos mais diversificados aspectos em relações ecológicas que mantém com os outros seres vivos.
Os microrganismos ocupam três dos cinco reinos:
Monera (bactéria),
Protista (protozoários e algas unicelulares), e
Fungi (leveduras e bolores),
IMPORTÂNCIA NA VIDA DOS SERES VIVOS
Os microorganismos decompositores da matéria orgânica morta têm fundamental importância na decomposição dos restos orgânicos que sobraram de seres que morreram, fazem também a decomposição das fezes dos animais enfim são de suma importância para a produção do húmus que fertiliza o solo e dessa forma fazem também a limpeza em geral no meio ambiente mantendo o meio ambiente saudável, fértil e limpo.
Quando pensamos na relação entre os microorganismos e a saúde humana, a primeira idéia que nos surge é uma só: doenças. Sem dúvida este é um aspecto importante, mas a nossa relação com os microorganismos é muito mais do que isso.
Em nossa pele, ouvidos, cavidade oral e vias aéreas superiores, órgãos genitais e principalmente no aparelho digestivo, mais significativamente nos intestinos pululam microorganismos, especialmente bactérias, sendo as mais comuns dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus. Esta relação é tão íntima e importante que alguns pesquisadores chegam a