FISIOLOGIA
VARELLA, Drauzio.
Borboletas da Alma; organização Maria Duimarães. – São Paulo Companhia das Letras. 2006.
RESUMO:
Parte I – Evolução
A vida na terra
O capítulo trata de inicio sobre a criação dos primeiros seres existentes na terra e a quão grande era suas funçoes e como foram evoluindo com o passar dos tempos. Mostra também os grandes estudos que foram feitos para analisr esses diversos seres e como haviam surgido e suas ordens onde se resumia em competição e seleção natural.
CITAÇÕES:
A vida é uma competição eterna na qual os mais aptos sobrevivem e os fraços são extintos. Pág. 14
RESUMO:
Genes/Sobre homens e ratos
O capítulo trata sobre a semelhança do homem com os animais onde isso é questão de muitos estudos, onde apartir daí é que os estudiosos enteresam-se por a clonagem de animais, onde é um precesso muito complexo, na transeferncia de orgãos de um ser para outro. Onde o capitulo trata sobre as pessoas que tentam desvendar os misterios do mecanismo da vida por meio de muito estudo.
CITAÇÕES:
A biologia começa a decifar os mecanismos de criação da vida. Pág. 36
RESUMO:
Cérebro
O capítulo relata sobre varias funções de um orgão muito importante no corpo o cérebro, considerado entre eles um orgão muito bom de ser estudado, o que apartir daí surgiram muitas duvidas o que causava cada vez mais curiosidade de ser estudado os seus fenomenos mentais, onde cada vez mais era fruto de observações pelos estudiosos. É abordado também a diferença cerebral entre homens e mulheres, a forma em que o homem e amulher se desenvolve, sendo um mais rapido que o outro.
CITAÇÕES:
Há 5 mil anos, os egipicios que descreveram diversos sinais de doenças neurológicas, consideravam o coração o templo da alma e a biblioteca das memorias. Pág. 39
RESUMO:
Sexos
De inicio o capítulo trata sobre as bacterias como é seu funcionamento e como surgiram, a sua evolução com o passar dos anos e trata principalmente sobre a sua forma de reprodução e traz de