Fisiologia Humana
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Fisiologia Aplicada a Enfermagem:
Exercícios de fisiologia
Caio Henrique Macedo
Wellison Rodrigues
Belo Horizonte
2014
1.Que é homeostasia?
Homeostasia é o estágio equilibrado do funcionamento, propriedades, volume, concentração, pressão, osmolaridade e concentração iônica do líquido extra celular (LEC), no qual as células, o cloro e os demais componentes estão submersos, que tem por finalidade controlar as funções vitais do organismo, sem prejudicar as funções do mesmo.
2.Conceitue LEC e LIC. Quais são seus constituintes?
(LEC) – Liquido extracelular que está presente no sangue e líquidos teciduais. Realiza o abastecimento de O2 e nutrientes para os tecidos e elimina produtos finais do metabolismo.
Composição: 140mEq/1 de Na+ , 1mEq/1 de K+ , 2,4mEq/1 de Ca++ , 103mEq/1 de Cl- , 5mEq/1 de proteínas.
(LIC)- Liquido intracelular, presente dentro das células.
Composição: 15mEq/1 de Na+, 135mEq/1 de K+ , 0,0001mEq/1 de Ca++, 4 mEq/1 de Cl- , 40mEq/1 de proteínas.
3.Descrever a composição da membrana celular. A membrana celular é composta por caudas hidrofóbicas e hidrofílicas, sendo essa formada por uma camada dupla, composta por fosfolipideos, colesterol, glicolipideos, glicoproteinas e proteínas essenciais à membrana (estruturais ou integrais).
4.Quais os fatores que determinam a difusão simples?
A difusão simples apresenta os seguintes fatores: Membrana permeável, diferença dos níveis de concentração intra e extra celular, ausência de gasto de energia, diferença de pressão e potencial elétrico.
1. Descrever o funcionamento da bomba de Na+/K+.
5.Descrever o funcionamento da bomba de Na+/K+.
A bomba de Na+ e K+ realiza a manutenção das diferenças de concentração desses íons entre as duas faces da membrana celular. Bombeando o Na+ para fora da célula e o K+ para dentro, gerando um potencial negativo