fisiologia Humana
Disciplina: Fisiologia humana
Professor (a): Adriana Nunes Moraes Partelli e Luciana Firmes
Alunos:
INTRODUÇÃO
A fisiologia tem por objetivo explicar os fatores físicos e químicos que são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida (Guyton, 2001). É o estudo dos fenômenos que ocorrem nos organismos vivos, a sua classificação, sequencia e significado relativo, a atribuição de cada função ao órgão apropriado e o estudo das condições que determinam cada função (Starling e Evans 1968).
A fisiologia animal fornece métodos de estudo para fisiologia humana, sendo assim importante para o conhecimento da organização morfofuncional dos tecidos, dos órgãos e dos sistemas do corpo humano. A aplicação de procedimentos experimentais em animais possibilita a exploração física, podendo-se analisar o posicionamento dos órgãos e suas interações, além da observação como, se comporta, por exemplo: o pulmão ao abrir a caixa torácica e sistemas em atividade, tais como: o cardiovascular, digestório e urogenital.
É possível a utilização de animais tais como coelhos, rãs, ratos, cães e etc. Os ratos são animais muito utilizados para experimentos e aulas em laboratório por possuírem características favoráveis, tais como a facilidade de manutenção e manuseio; curto período gestacional e várias gestações ao ano, além do considerável número de filhotes por ninhada; possuem baixo custo e são de fácil obtenção comercial. Nos aspectos biológicos, possuem anatomia semelhante, e o genoma humano é ligeiramente maior que dos ratos. Esses animais demonstram reflexos a dor que permitem a inferir o resultado de um experimento caso seja o objetivo. É indispensável esses estudos devido a sua contribuição à ciência, tal importância está registrada e reconhecida na literatura pelo grande avanço na área médica e biológica. Como exemplo, o desenvolvimento de