Fisiologia Humana
Sistema Linfático
Josimar Zorzo
Aluna: Rafaela Galvan
São Jorge, 2013
Introdução
O principal assunto abordado neste trabalho será o sistema linfático, uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas que transportam o fluido linfático de volta para o sistema circulatório, incluindo seus órgãos e sua função. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento e esclarecer algumas duvidas sobre o tema que o trabalho nos foi proposto.
O SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático constitui uma via acessória pela qual os líquidos podem fluir dos espaços intersticiais para o sangue. E, mais importante de tudo, os vasos linfáticos podem transportar, para fora dos espaços teciduais, proteínas e grandes materiais particulados, nenhum dos quais pode ser removido diretamente por absorção pelo capilar sanguíneo. Essa remoção de proteínas dos espaços intersticiais é uma função absolutamente essencial, sem a qual morreríamos dentro de cerca de 24 horas.
OS CANAIS LINFÁTICOS DO CORPO
Quase todos os tecidos do corpo têm canais linfáticos que drenam o excesso de líquido diretamente dos espaços intersticiais. As partes superficiais da pele, o sistema nervoso central, as partes mais profundas dos nervos periféricos, o endomísio dos músculos e os ossos, têm pequenos canais intersticiais, denominados pré-linfáticos, pelos quais o líquido intersticial pode fluir; esse líquido acaba por fluir para os vasos linfáticos ou, no caso do cérebro, flui para o liquor e daí diretamente de volta para o sangue. A linfa da parte inferior do corpo—até mesmo a maior parte da linfa das pernas—sobe até o auto torácico e desemboca no sistema venoso na junção da veia jugular interna esquerda com a veia subclávia. A linfa do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e partes da região torácica também passam para o duto torácico antes de desembocar nas veias. A linfa do