Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 7)
Para Elizenda Orlickas, Recrutamento é um processo que deverá se identificar às fontes mais adequadas de busca de profissionais para aquele cargo, identificar formas de como atraí-los e entusiasmá-los a iniciar as etapas seletivas em uma organização. E Seleção é um conjunto de ações e técnicas que objetivam suprir as necessidades de profissionais de uma organização. É a parte de um sistema mais amplo, na maioria das empresas à Área de Gestão de Pessoas, sempre com foco na identificação e na atração dos melhores profissionais do mercado.
Já para Jean Pierre Marras, Recrutamento é uma atividade de responsabilidade do sistema da ARH, que tem por finalidade a captação de Recursos Humanos interna e externamente à organização objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa. E Seleção é uma atividade de responsabilidade do sistema de ARH que tem por finalidade escolher, sob metodologia específica, candidatos a emprego recebidos pelo setor de recrutamento, para o atendimento das necessidades internas da empresa.
Na visão de Milkovich e Boudreau, Recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego. E Seleção ambos acreditam simplesmente que é “a forma de selecionar quem mais se adequar à realidade e demandas da empresa” (Luis César/Adriana A. Garcia, 2009). Em outras palavras trata-se de escolher e classificar os candidatos adequados (Zouain, 2003).
Bibliografia
ORLICKAS, Elizenda. Seleção por competência: uma estratégia