Fisiologia humana
Trabalho apresentado à disciplina de Fisiologia do curso de Farmácia, 2° A, noturno da Universidade Campos de Andrade, sob orientação da Prof° Karyna Turra.
Curitiba,
Fevereiro/2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SISTEMA LINFÁTICO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. INTRODUÇÃO
O sistema linfático é um conjunto de órgãos linfóides, ductos e tecidos linfáticos, linfonodos, vasos e capilares linfáticos que são responsáveis por produzir e transportar a linfa (fluido linfático) dos tecidos para o sistema circulatório. Por colaborar com glóbulos brancos na proteção contra bactérias e vírus invasores, o sistema linfático também é um importante constituinte do sistema imunológico. Já a linfa é um líquido transparente, esbranquiçado e de sabor salgado, que circula pelos vasos linfáticos. Mais da metade de toda a linfa provém do fígado e do intestino.
2. SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático é uma complexa rede composta por órgãos, ductos, tecidos, capilares e vasos que sintetizam e transportam o fluido linfático ou a linfa, dos tecidos para o sistema cardiovascular, ou seja, é constituído por uma grande rede de vasos linfáticos semelhantes às veias, que estão espalhadas por todo o corpo e recolhem o líquido tissular – líquido que está em volta do tecido, ele é sintetizado principalmente de água e proteína proveniente do sangue e é filtrado pelo sistema linfático, cuja uma de suas funções é melhorar a circulação de oxigênio e de nutrientes para as células, como também facilitar a eliminação de gás carbônico