FISIOLOGIA DO EXERCICÍO ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO
ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO
FISIOLOGIA DO EXERCICÍO
ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO
Trabalho escrito à disciplina de Fisiologia do Exercício, para obtenção de notas para o 5º Período, Educação Física Licenciatura. Professora:
2014
IBIRITÉ
ADAPTAÇÕES FISIOLÓGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO
A realização do exercício físico constitui um estresse fisiológico para o organismo em função do grande aumento da demanda energética em relação ao repouso, o que provoca grande liberação de calor e intensa modificação do ambiente químico muscular e sistêmico. Em consequência disso, a exposição regular ao exercício físico ao longo do tempo (treinamento físico) promove um conjunto de adaptações morfológicas e funcionais que conferem maior capacidade ao organismo para responder ao estresse do exercício. Desta forma, após essas adaptações um exercício de mesma intensidade absoluta, provocaria menores efeitos agudos após um período de treinamento.
É bom salientar que as adaptações físicas, bem como os efeitos crônicos, dependem, fundamentalmente, de uma adaptação periférica, envolvendo um melhor controle de distribuição sanguínea e adaptações musculares.
FAZER ATIVIDADE FÍSICA PARA QUÊ?
A força muscular é fundamental para a saúde, para a manutenção de boa capacidade funcional e para atingir qualidade de vida satisfatória. Ela pode ser aumentada através de exercícios contra sobrecargas progressivas de trabalho com componente estático cada vez mais elevado (sem ultrapassar 50-60% da força de contração voluntária máxima). Nos últimos anos, o treinamento complementar de força passou a fazer parte dos programas de reabilitação cardíaca, ajudando a melhorara resistência muscular, a função cardiovascular, o metabolismo, os fatores de risco coronariano e o bem-estar geral. O exercício físico trás varias melhorias aos sistemas do nosso corpo, como:
Frequência Cardíaca
O treinamento aeróbico reduz tanto a