Fisiologia Do Estresse
O que é estresse?
E um desvio das condições ótimas para a vida da planta que quando ocorre causa sérios problemas a planta atingida, cada planta responde de um modo quando afetada ou submetida a qualquer tipo de estresse. Quando atingida a planta pode responder de duas formas sendo a adaptação e aclimatação, na adaptação ocorre resistência genética da planta, sendo essa resistência adquirida lentamente em muitas gerações, a planta aclimatada tem uma resposta pré exposição ao estresse, que a torna mais resistente em caso de estresse extremo.
Existem fatores que estão ligados ao estresse que podem ser Abióticos e Bióticos.
Abióticos: Agua, radiação, temperatura, gases, minerais, efeitos mecânicos.
Bióticos: Planta, Micro-organismos, animais, origem antropogênica.
Dos fatores abióticos pode-se citar o estresse hídrico que pode ser caracterizado por excesso ou falta de agua, que pode afetar a fotossíntese da planta pois a agua e o principal agente da fotossíntese que atua como doador de elétrons, sendo a fotossíntese essencial para a quebra e absorção de luz para fins de alimentação da planta, o déficit hídrico diminui indiretamente a quantidade de fotoassimilados translocados.
Em reposta ao estresse hídrico a planta fecha o estômatos para evitar a perda em excesso de agua a partir das folhas, e redução de área foliar, causando estimulo na síntese de etileno, acentuando o crescimento de raízes. SILVA, Jose Vieira da; SILVA, Cinara Bernado da. Fisiologia do estresse em plantas. 2009. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/anacarolinaboa1/fisiologia-do-estresse-em-plantas>. Acesso em: 17 maio 2015.