FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Objetivos:
_ Entender a anatomia e histologia do coração
. O coração encontra-se no mediastino médio, sendo que sua maior parte (cerca de 2/3) está localizada a esquerda da linha mediana. Tem o tamanho de aproximadamente um punho fechado, pesa entre 250 a 350g e ocupa um espaço entre a segunda vértebra e o quinto espaço intercostal, local onde se localiza o ápice do coração.
O coração é envolvido por uma camada dupla chamada pericárdio. Essa é dividida em pericárdio fibroso, envoltório mais externo e constituído de tecido conjuntivo denso fibroso, que protege o coração, impede o enchimento excessivo e ancora estruturas que o rodeiam. E o pericárdio seroso, camada dupla (camada visceral aderida ao coração e camada parietal revestindo a parte interna do pericárdio fibroso) dividida por um espaço central preenchido de líquido seroso que lubrifica as camadas serosas e diminui o atrito durante a atividade cardíaca.
É um órgão oco, constituído de quatro câmaras, dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo) e três camadas (epicárdio, miocárdio e endocárdio). O epicárdio é a lâmina visceral do pericárdio seroso. O miocárdio é a camada mais espessa, constituída de tecido muscular cardíaco e um esqueleto fibroso de tecido conjuntivo. A espessura dessa camada é variável, dependendo da necessidade de contração de cada câmara. O esqueleto fibroso reforça o miocárdio, ancora as fibras musculares, reforçam os locais onde grandes vasos deixam o coração e as valvas, evitando o estiramento das mesmas, e por não serem eletricamente excitáveis limita a propagação direta de potenciais. O endocárdio é uma camada endotelial com tecido conjuntivo que reveste a parte interna do coração. É continua com vasos sanguíneos e tem um aspecto brilhante.
Os átrios são câmaras superiores receptoras de sangue da circulação sanguínea. O átrio direito recebe sangue venoso vindo da circulação periférica (grande circulação) através das