Fisiologia animal
Considerada um dos sinais vitais, a pressão arterial é a pressão provocada na parede das artérias pela passagem do sangue e é geralmente medida de forma indireta na artéria braquial, imediatamente acima do cotovelo, expressa em milímetros de mercúrio (mm Hg) ou centímetros de mercúrio (cm Hg)
. Portanto, a pressão sanguínea arterial reflete a propulsão criada pela ação do bombeamento do coração, e seus valores médios são de 12/8 mmHg. Pressões acima deste valor são categorizados como sintomas de hipertensão. A P.A. é estimada por esfigmomanometria usandose o esfigmomanômetro, que consiste em um manguito inflável e um aferidor de pressão.
O objetivo da atividade é observar e comentar as diferenças ocorridas após averiguar a pressão arterial em estudantes após diferentes eventos. MATERIAIS E MÉTODOS
Os
dados
de
pressão
arterial
foram
coletados
utilizandose de
esfigmomanômetro, estetoscópio e aparelho digital com bolsa de compressão.
Foram medidas pressões de cinco indivíduos do sexo masculino e cinco do sexo feminino. As medições ocorreram em quatro situações: indivíduo sentado, após levantarse bruscamente, deitado e pósexercício.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Embora seja incorreto categorizar desta maneira, as mulheres comumente possuem pressão arterial menor que os homens, explicando as diferenças encontradas entre os dois grupos. (Quadro 1 e 2, respectivamente)
Com os resultados obtidos podemos demonstrar que houve variação nas pressões aferidas conforme as posições em que eram medidas. Na posição sentada observamos que
70% dos voluntários apresentaram pressão arterial superior àquela aferida em posição deitada, embora a diferença entre a pressão medida nas duas posições não seja grande.
Assim ocorre porque no corpo deitado o sangue bombeado trafega com maior