Fisica
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | CORRENTE ELÉTRICA E SEUS EFEITOS | ELETRICIDADE E ÓPTICA |
ALUNO: BRUNO LUIZ RAMALHO RA: T431FC-0
PROFESSOR: IRVAL 3° SEMESTRE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1 Os efeitos da corrente 2
2 efeito magnético 2
3 A LEI DE AMPÉRE E A SUA FORMULAÇÃO MATEMÁTICA 3
3 CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR UM FIO CONDUTOR 3
REFERÊNCIAS 4
Introdução
Neste trabalho iremos falar de corrente elétrica, efeito magnético e a A Lei de Ampère, inicialmente uma corrente elétrica provoca vários efeitos sobre os corpos nos quais ela circula, dependendo do caso e da situação esses efeitos podem ser benéficos ou não.
Um efeito magnético é inerente à corrente elétrica e a sua descoberta consolidou a associação entre a eletricidade e o magnetismo, dando origem ao eletromagnetismo, além de ser aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser comprovada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética.
A Lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo.
Os efeitos da corrente
A corrente elétrica provoca vários efeitos sobre os corpos nos quais ela circula, dependendo do caso e da situação esses efeitos podem ser benéficos ou não. Vejamos alguns efeitos associados à corrente elétrica.
Efeito Joule. Quando se estabelece uma corrente elétrica através de um condutor sólido, há transformação de energia elétrica em energia térmica (aquecimento). Esse efeito é denominado de efeito Joule e ocorre, por exemplo, nos ferros e chuveiros elétricos.
Efeito fisiológico. Os impulsos nervosos no corpo humano são transmitidos por estímulos elétricos. Dessa forma, a corrente elétrica no nosso organismo provoca contrações musculares e, dependendo de sua intensidade,