Fisica
PROFESSOR
JAIRO GOMES
MOVIMENTO VERTICAL NO VÁCUO
O movimento vertical de um corpo próximo ao solo é chamado de queda livre quando o corpo abandonado no vácuo ou se considera desprezível a ação do ar. Seu estudo é idêntico ao de lançamento na vertical, o qual só difere da queda livre por apresentar uma velocidade inicial vertical. Esses movimentos são descritos pelas mesmas funções horárias.
A aceleração do movimento vertical de um corpo no vácuo é denominada aceleração da gravidade e indicada por g. Como o movimento se realiza nas proximidades da superfície terrestre, a aceleração da gravidade é considerada constante. Assim, a queda livre e o lançamento na vertical são movimentos uniformemente variados (MUV).
O valor normal da aceleração da gravidade é tomado ao nível do mar, a uma latitude de 45o 2 g = 9,80665 m/s
Na resolução de exercícios, para efeito de cálculo, arredondamos para 10 m/s2. Note que a aceleração da gravidade tem um valor extremamente alto quando comparado aos valores de aceleração de veículos. Seu valor de praticamente 10 m/s2 significa uma variação de velocidade de 10 m/s em cada segundo, ou seja, de 36 km/h em cada segundo. Assim, em apenas 4 s de queda o corpo atingiria 144 km/h se não houvesse a resistência do ar.
Em todos os fenômenos descritos neste capítulo desprezamos a resistência do ar. Na queda, o módulo da velocidade escalar do corpo aumenta: o movimento é acelerado.
a = +g v>0
v = vo + g t g t2 ∆h = vo t + 2 v2 = vo2 + 2 . g . ∆h g t2 h = ho + vo t + 2
Lançado verticalmente para cima, o módulo da velocidade escalar diminui na subida: o movimento é retardado.
a = -g v>0
v = vo - g t g t2 ∆h = vo t 2 v2 = vo2 - 2 . g . ∆h g t2 h = ho + Vo t 2
EXERCÍCIO
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 50 m/s. Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s2. Determine: a) as funções horárias do movimento; b) o tempo de subida, isto é, o