FISICA
Campina Grande
Turma: 1º ATM
Professor: Pereira
Alunas:
.Yohanna Alves 49
.Luana Maria 28
.Tassiana Albuquerque 45
.Vitoria Maria 48
Grécia Antiga
Gregos é a palavra latina usada para designar os habitantes da Hélade ,que se autodenominavam helenos. A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
Periodização Histórica
A história da Grécia costuma ser dividida em cinco períodos:
Micênico (1650 a 1150 a.C.)- Migração e assentamento de povos com os aqueus, que fundaram a cidade de Micênicos; edificação de palácios, templos e fortalezas; utilização da escrita.
Homérico (1150 a 800 a. C.)- Novas populações invadem a Grécia; destruição do mundo micênico; desaparecimento do uso da escrita; transmissão oral da cultura; formação de novas comunidades.
Arcaico (800 a 500 a.C.) – Consolidação da pólis colonização grega de outras regiões, com a fundação de cidades como Bizôncio, Marselha, Siracura e Nápoles; realização dos primeiros jogos olímpicos; introdução do alfabeto fenício adaptado pelos gregos; difusão da escrita fora do círculo dos escritos profissionais.
Clássico (500 a 338 a.C.) – Consolidação da pólis – cidade-estado; guerras Greco-persas; apogeu de cidades como Atenas (que desenvolveu a democracia) e Esparta (que desenvolveu um governo oligárquico); guerras entre cidades gregas.
Helenistico ( 338 a 146 a.c ) crise da polis grega; invasão e domínio da Grécia pelos macedônios; expansão militar e cultural macedônica.
Primeiros Povoadores
A partir de 2000 a.C., diversos povos começaram a se estabelecer nas áreas que ficariam conhecidas como Hélade, Grécia ou