fisica
Muitas crianças aprendem desde o ensino fundamental a explicação incorreta sobre o motivo das estações do ano. A órbita da Terra não é circular, mas sim elíptica. A diferença entre o ponto de sua órbita mais próximo e mais afastado do Sol é de cerca de 3%, ou seja, a órbita da Terra é quase circular. O que causa as estações do ano é o fato da Terra orbitar o Sol com seu eixo de rotação inclinado em relação ao plano orbital, e não sua proximidade do Sol. Se isso fosse correto, então em toda a Terra seria verão ao mesmo tempo.
As órbitas dos planetas do Sistema Solar são elípticas. A maioria possui pouca excentricidade (parâmetro mais utilizado para determinar o quão achatada é uma elipse). Ela é determinada através da divisão entre o valor da distância entre os focos da elipse e o comprimento do eixo maior. O valor da excentricidade vai de 0 a
1. Quanto mais próximo de 0, mais circular é a elipse e os focos ficam mais próximos; quanto mais próximo de 1, mais achatada é a elipse e mais afastados estarão os focos.
Descrição de uma elípse.
A órbita da Terra tem excentricidade de cerca de 0,02 e indica que sua órbita é quase circular.
O ângulo de inclinação entre o plano do equador e o plano orbital é cerca de 23,5° atualmente. Essa inclinação é praticamente fixa.
!1
Devido a essa inclinação, no decorrer da órbita da Terra em torno do
Sol, os raios solares incidem mais diretamente em um hemisfério do que no outro, e assim aquece bem mais determinado hemisfério do que o outro.
Ou seja, quando no hemisfério norte da Terra é inverno, é verão no hemisfério sul e vice-versa, porque o Sol não incide com a mesma intensidade no hemisfério norte e sul ao mesmo tempo.
No caso do outono e da primavera, o Sol está aproximadamente com a mesma intensidades em regiões iguais dos dois hemisférios.
Na imagem acima, é possivel observar a inclinação do eixo da Terra fixo e também a posição da Terra em sua órbita para cada