fisica
No período em que se formaram as civilizações do CrescenteFértil, a humanidade passou a depender menos da natureza e a usar melhor a tecnologia para dominá-la. Foi quando os grupos sociais tornaram-se sedentários, isto é, o que facilitou a vida trouxe também uma certa imobilidade. Surgiram o arado, os canais de irrigação, a domesticação de animais, os silos para armazenar produtos. Aprimoraram-se as técnicas de construção, com a utilização,por exemplo, do tijolo, das colunas de sustentação e do plano inclinado para elevar blocos de pedra.
Também se desenvolveram a metalurgia e a cerâmica.No plano do conhecimento, a escrita foi desenvolvida inicialmente pelos sumérios. Mas foram os fenícios que criaram o alfabeto. No mesmo período surgiram ainda o cálculo matemático, a geometria, as unidades de pesos e medidas, a astronomia, o calendário lunar e solar, a medicina e a farmácia. Apareceram também as primeiras obras literárias, como a epopéia de Gilgamesh, e os grandes códigos religiosos e morais, como o de Moisés eHamurabi, este último foi baseado na anterior Lei de Talião, que preconizava o princípio do “lei do olho por olho, dente por dente”.
Mas, de todas as mudanças, as mais significativas aconteceram na organização dos grupos humanos. Esse é o período em que surgiram o Estado, a divisão social do trabalho, os grupos sociais hierarquizados, a acumulação de excedentes e a dominação social. Para muitos, todas essas transformações fazem parte do alicerce sobre o qual se sustenta hoje a sociedade ocidental,seria mesmo o momento de sua criação.
Como surgiu a escrita?
Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos na paredes das cavernas. Através deste tipo de representação (pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam idéias e transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas.
Criação da escrita e sua história