Resumo Superfície Celular, Membrana, Alberts
Definem o limite celular, separam o conteúdo interno do ambiente externo e funcionam como barreira seletiva para a passagem de moléculas.
São constituídos de: Lipídeos, proteínas e colesterol. Na camada externa da superfície celular têm carboidratos.
Estrutura básica da MP: Bicamada lipídica- Barreira estável entre dois compartimentos aquosos (meio externo e interno); impermeável para a maioria das moléculas solúveis em água. A passagem de íons e macromoléculas é mediada por proteínas que são responsáveis pelo tráfego seletivo de moléculas para dentro e para fora da célula. Estas proteínas estão inseridas no interior da BF desempenhando funções específicas da MP: transporte seletivo de moléculas e reconhecimento célula-célula.
Modelo de mosaico fluido: Membranas como uma estrutura bidimensional fluida onde proteínas estão inseridas na bicamada lipídica.
Colesterol: Insere-se no interior da bicamada lipídica com seus grupos hidroxila polares próximos aos grupos cabeça fosfolipídica. Possui anéis rígidos. De acordo a temperatura, interfere de maneiras distintas na membrana: Em altas temperaturas, interfere no movimento de cadeias fosfolipídicas de ácidos graxos devido a presença dos anéis rígidos, o que acarreta na diminuição da fluidez da camada externa da membrana, reduzindo assim a sua permeabilidade para outras moléculas; Baixas temperaturas: apresenta enfeito contrário, à medida que interfere na interação entre cadeias de ácidos graxos, o colesterol protege a membrana contra o congelamento e mantém a fluidez da membrana.
Balsas lipídicas: Pequenos aglomerados de esfingolipídeos e colesterol que se movem lateralmente no interior da membrana. Podem ser importantes na sinalização celular e internalização de moléculas extracelulares por endocitose. São encontradas nas balsas as proteínas ancoradas ao GPI.
Composição e estrutura da bicamada fosfolipídica:
É uma fina camada de moléculas de lipídeos (gordura) e proteínas unidas