Fisica
Ergonomia no trabalho
Resumo
Este trabalho tem como objectivo expor os problemas que são encontrados na sala de aula, a partir da interacção do aluno e a carteira escolar, tomando como base na literatura ergonómica. Dentre os pontos encontrados mais relevantes, referem-se a falta de inadequação do mobiliário cadeira-mesa e as características dos alunos.
Índice Íntrodução 3 Conceitos de ergonomia 4 Sintomas 5 Organização do ambiente de trabalho 6 Monitor 7 Teclado e rato 8 Mesa 9 Cadeira 10 Conclusão 11 Bibliografia 12
Introdução
No ambiente escolar tem-se observado uma grande lacuna de aplicações e adequações ergonómicas. O mobiliário escolar, juntamente com outros factores físicos, é notadamente um elemento da sala de aula que influi circunstancialmente no desempenho, segurança, conforto e em diversos comportamentos dos alunos, considerando-se que a sala de aula é um ambiente de trabalho como outro qualquer, pretendesse dar a intender alguns erros que cometemos diariamente e a melhor forma para se corrigirem.
Conceitos de ergonomia
A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. O trabalho pode ser conceituado como conjunto de actividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Porém essa actividade deve ser exercida de forma que não prejudique a saúde do trabalhador. A contribuição da ergonomia para a boa postura foi muito importante, visto que a boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. A postura corporal reflecte o movimento dinâmico do corpo humano.
Sintomas
São vários os sintomas que podem aparecer devido a uma má posição e utilização do computador.Os sintomas que se seguem podem ser notados ao usar o teclado / Rato ou até mesmo quando as mãos estiverem em repouso. * Formigueiro, ardor e dormência * Irritação, dor contínua ou sensibilidade * Dor ou