fisica
Bom, a essas alturas da vida, nós jovens nos perguntamos o que de tão bom tinha na época dos valvulados e que diabos é essa tal válvula que me parece muito com uma lampada de farol automotivo (só eu que achei isso?), bem, vamos lá:
Válvula eletrônica é um componente que foi bastante usado entre os anos 30 e 60, eram usados em rádios, tv e outros. Após o desenvolvimento dos transistores essas deixaram de ser tão usadas, porém, hoje ainda podem ser encontradas em alguns produtos.
As válvulas eletrônicas são dispositivos destinados a controlar uma tensão através de um eletrodo, com ganho de amplificação, ou seja uma pequena tensão de entrada controla uma grande tensão de placa. São formadas por um invólucro de vidro de alto vácuo chamado ampola contendo vários elementos metálicos. Qualquer válvula tem o mesmo sistema de funcionamento: o aquecimento.A válvula contém: um filamento, um catodo, uma placa e algumas tem grades espiraladas internas.
São utilizadas em aparelhos sonoros de alta fidelidade que também são conhecidos como high end. Esses aparelhos possuem uma excelente reprodução sonora, melhor do que os aparelhos que usam transistores. Os amplificadores valvulados são melhores que os outros em qualidade sonora. O "som do transistor" como bastante artificial e áspero para a maioria das aplicações em instrumentos musicais especialmente a guitarra elétrica.
Amplificador Valvulado
Bom, mas isso é agora, antigamente olha só onde a válvula era encontrada:
Fala sério, esse design vintage é uma gracinha. Mãe, eu quero!
Mas agora, vamos tentar entender um pouco mais sobre a potência das válvulas e como elas são constituídas...
Como funciona
O filamento acende e aquece o catodo. Quando o catodo está quente, ele libera elétrons que ficam girando ao seu redor. A tensão positiva aplicada na placa, faz com que ela atraia elétrons emitidos pelo catodo estabelecendo uma corrente no interior da válvula.
Tipos de