fisica
Resumo
O objetivo desse experimento foi estudar o que acontece com um feixe de luz
(uma de luz coerente e outra de luz não coerente) ao passar por filtros polarizadores.
Dado o aparato, fez-se necessário achar a intensidade da luz.
Ao final do experimento foi analisada a intensidade de ambas as fontes. A relação entre a distância entre emissor e receptor e a intensidade apresentou resultados não esperados pelo grupo, porém achamos uma explicação bem evidente para isso.
Introdução Teórica
Uma onda de luz é uma onda eletromagnética que é produzida pela vibração de cargas elétricas em todas as direções. A polarização da luz trata da variação do componente elétrico da onda em relação ao tempo. Um feixe de luz polarizado é representado por uma onda cujas vibrações ocorrem em um único plano. O processo de transformação de uma onda não polarizada em uma onda polarizada se chama polarização.
Existem diversos métodos de polarização, dentre os quais podemos citar: polarização por transmissão, reflexão, refração e espalhamento. O mais comum deles é o que envolve o uso de um filtro polarizador, que são feitos de um material especial capaz de bloquear um dos dois planos de vibração de uma onda eletromagnética (horizontal e vertical). Esse filtro, como simplificação, serve para filtrar metade das vibrações, como mostra a figura abaixo:
Provando a lei de Maulus, através do ângulo entre 2 polarizadores pode-se estudar a
intensidade final relacionando-a intensidade inicial.
com
a
Aparato Experimental
•
•
•
•
Fonte de luz coerente (laser);
Fonte de luz não coerente (lanterna policromática); 2 polarizadores;
Detector;
Procedimentos
• Análise da intensidade
Para ter certeza da polarização, fixamos o primeiro polarizador em 0º. Variamos o ângulo do segundo e anotamos a intensidade correspondente. Esse procedimento foi feito 2 vezes, uma para o laser e outra para a lanterna