Historia das Fibras
A partir dos anos 1956 A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Dr. Narinder Singh Kapany. Que foi desenvolvida por vários métodos mas alguns são mais conhecidos são: MCVD, VAD e OVD.
No Brasil:
A Unicamp foi a primeira a realizar o puxamento fibra óptica no Brasil, em abril de 1977, simbolizou o sucesso de um grande projeto para a modernização das telecomunicações no país.
Posteriormente foi direcionado para o campo das telecomunicações o governo criou a Telebrás – Em novembro de 1972, , com atribuições de planejar, implantar e operar o sistema nacional de comunicações esta que veio assumir o controle da da Embratel.
Que logo realizou a mudança para fibra óptica em meados de 1974, a Unicamp ocupou-se dos dois componentes fundamentais das comunicações ópticas, o laser e a fibra.
A industrialização – A tecnologia dos equipamentos foi transferida para as empresas Elebra, NEC e GTE. No caso da fibra óptica, havia seis concorrentes. O Grupo ABC, que havia comprado a X-Tal, venceu a peleja e assegurou reserva de mercado por cinco anos. A industrialização – A tecnologia dos equipamentos foi transferida para as empresas Elebra, NEC e GTE. No caso da fibra óptica, havia seis concorrentes. O Grupo ABC, que havia comprado a X-Tal, venceu a peleja e assegurou reserva de mercado por cinco anos.
A história da fibra óptica brasileira é contada com maior riqueza de detalhes no livreto que embasou esta reportagem e que será distribuído ao público, elaborado por Verónica Savignano, com a colaboração de Ludmila Maia e a revisão de Eliane Valente e Simone Telles.
Cabo Submarino:
O primeiro cabo submarino de que se tem notícia foi um cabo telegráfico lançado em 1851 no Canal Inglês de Dover. Em 1858 foi lançado o primeiro cabo submarino. O primeiro cabo submarino transatlântico lançado com sucesso só correu em 1866. O cabo coaxial submarino surgiu em 1956 e permitiu a comunicação de várias pessoas ao mesmo tempo. No anos 1970, com o