Fibras Naturais
A história da utilização de compósitos reforçados com fibras como materiais de construção tem mais de 3.000 anos. Há exemplos do uso de palhas em tijolos de argila, mencionados no Êxodo, e crina de cavalo reforçando materiais cimentados. Outras fibras naturais têm sido utilizadas para conferir ductilidade aos materiais de construção essencialmente frágeis.
Qual a composição das fibras naturais?
Celulose: principal componente da membrana celular. Substância sólida, inerte e insolúvel em água.
Substância lenhosa: composta em parte por celulose, apresenta estrutura mais rígida que esta, servindo como proteção. Impurezas Naturais: como ceras e graxas.
Fibras naturais
Fibras naturais são as fibras retiradas prontas da natureza.
Fibras de coco
A produção de pó e fibra da casca de coco verde é constituída basicamente de três etapas:
- Trituração
- Prensagem
- Seleção
Características
- Redução dos níveis sonoros; - Fibra dura; - Baixa condutividade térmica; - Resistência aos ataques de bactérias e fungos; - Resistência à umidade e apodrecimento.
Fibras da bananeira A fibra de bananeira é produzida a partir do caule, que equivale a seu tronco. É possível extrair vários tipos de fibras, cada uma com sua característica: capa, seda e renda (intermediária). Fibras de sisal
O sisal é uma alternativa barata para ampliar a resistência de blocos de concreto. As folhas do sisal, que podem chegar a dois metros de comprimento, apresentam altos teores de celulose e lignina, substâncias que determinam alta resistência e elasticidade. Assim, as fibras de sisal quando inseridas no bloco de concreto permitem a melhoria das características mecânicas: como a tração, força que alonga o objeto até o rompimento do material; a ductibilidade, que é o grau de deformação que um material pode suportar; e a tenacidade, que é o impacto necessário para levar um material à ruptura.
Fibras da cana-de-açúcar
O bagaço de cana-de-açúcar constitui um conjunto